Como protegemos os conteúdos

A Internet criou inúmeras oportunidades para criadores, as respetivas comunidades e a indústria de conteúdos. A escala e a velocidade da Web permitem que as pessoas vejam e partilhem mais música, filmes, desportos e entretenimento do que nunca. Porém, tal como a Internet, também a pirataria online evoluiu.

A Google leva a pirataria muito a sério. Estamos continuamente a desenvolver programas, políticas e tecnologia para combater a pirataria online. Eis o que fazemos para salvaguardar conteúdo protegido por direitos de autor.

The internet has created huge opportunities for creators, their communities and the content industry. The scale and speed of the web allows people to watch and share more music, movies and entertainment than ever before. But, just as the internet has evolved, so has online piracy. Google takes online piracy very seriously. Below are the programs, policies and technologies we’re continuously developing to protect copyrighted content.

Fornecer aos titulares dos direitos as ferramentas de que precisam

Trabalhamos com líderes da indústria em três áreas-chave para definir o padrão de como as empresas tecnológicas podem ajudar os criadores e os proprietários de conteúdo.

No YouTube

Investimos mais de 100 milhões de dólares no Content ID, a nossa inovadora ferramenta de gestão de direitos. O Content ID compara o conteúdo carregado com uma enorme base de dados de material protegido por direitos de autor. Se for encontrada uma correspondência, os titulares dos direitos podem optar por monitorizar, rentabilizar ou remover as cópias do respetivo trabalho. Desta forma, os proprietários podem controlar os respetivos conteúdos e é possível criar um novo fluxo de receita.

YT_end_v2

No Google Play

As nossas políticas proíbem aplicações que infringem os direitos de autor, encorajam a transmissão ilegal ou tentam enganar os utilizadores ao fazerem-se passar por outras aplicações. Os criadores e os titulares dos direitos também podem notificar-nos relativamente a conteúdo no Play que Infrinja os seus direitos. Esta combinação faz uma grande diferença. Em 2017, removemos mais de 250 000 aplicações que violavam as nossas políticas.

Tornar a pirataria não lucrativa

Ajudamos a retirar a rentabilização de conteúdo roubado ao cortar a receita da publicidade. Removemos mais de 91 000 domínios da nossa rede de publicidade por utilização abusiva de material protegido por direitos de autor. A maioria foi detetada pelo nosso processo de filtragem proativo antes que pudessem fazer dinheiro com os anúncios.

Pirate_end

Melhorar o acesso e a oportunidade

O conteúdo pirateado é muito menos apelativo quando as opções legítimas são fáceis de encontrar. Por esse motivo, estamos continuamente a melhorar a Pesquisa para que os utilizadores possam descobrir e aceder rapidamente a fontes de conteúdo autênticas, como opções de transmissão legal e horários do cinema local.

Também oferecemos aos criadores e aos titulares dos direitos, através do YouTube e da Play Store, a possibilidade de rentabilizarem e distribuírem o respetivo trabalho a mais de 1,5 mil milhões de utilizadores mundialmente.

Promo_end

Otimizar as nossas defesas

Colaboramos com titulares de direitos e associações da indústria para aumentar a segurança e impedir que os piratas transmitam conteúdo através do Google Drive. Os dados de parceiros externos são fundamentais para este processo e continuamos atentos às suas necessidades e descobertas. Foi também criada uma nova equipa de engenheiros a tempo inteiro para abordar a questão da utilização abusiva do Drive. Desta forma, verificou-se uma diminuição significativa desta transmissão problemática.

Drive_end

Capacitar os criadores e os titulares dos direitos

Estamos empenhados em ajudar os criadores de conteúdo e as indústrias criativas a prosperar online. Os titulares dos direitos estão a gerar mais receita do que nunca com a ajuda de produtos Google.

Ganhos anualmente desde 2014 por programadores no

Google Play


Pagos à indústria da música até à data no

YouTube


Gerados pelos titulares dos direitos nos últimos 5 anos através do

Content ID

Ferramentas e recursos

Os titulares dos direitos e os criadores de conteúdo estão empenhados em criar conteúdo de elevada qualidade para os seus fãs. Na Google, disponibilizamos uma ampla gama de recursos para os ajudar a salvaguardar o seu trabalho protegido por direitos de autor. Juntos, vamos proteger o conteúdo e combater a pirataria.